Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

Do 1º ao 5º ano
Nessa etapa, os alunos iniciam a formalização de suas aprendizagens e isso requer novas organizações de trabalho e desafios. O conteúdo escolar é abordado em aulas, projetos de trabalho e estudos do meio.

O eixo deste trabalho é voltado à formação do aluno-estudante atento às suas responsabilidades e à necessidade de estudo.

Os aspectos lúdicos e recreativos são também levados a sério, pois contribuem fortemente para a formação integral de nossos alunos.

Para entender melhor

A utilização de diferentes linguagens é estimulada dada sua importância e necessidade para a expressão de aprendizagens conceituais – fatos e informações –, atitudinais – valores e posicionamentos –, bem como procedimentais – conhecimentos ligados ao saber fazer, recursos dos quais nos valemos para coletar informações, buscar, construir e experimentar conhecimentos.

Dessa forma, a articulação entre conceitos, procedimentos e atitudes forma o alicerce sobre o qual se constrói o currículo do Ensino Fundamental I.

Do 1º ao 5º ano, as demandas escolares se tornam mais complexas: mais tempo de aulas, mais tarefas, mais compromissos.

O trabalho dos educadores é organizado visando a orientação dos alunos para a construção de novas competências e a adaptação às rotinas necessárias.

Currículo

  • Língua Portuguesa – 6 aulas semanais
  • História e Geografia – 3 aulas semanais
  • Ciências – 3 aulas semanais
  • Matemática – 6 aulas semanais
  • Educação Física – 2 aulas semanais
  • Arte – 1 aula semanal
  • Música – 1 aula semanal
  • Inglês – 2 aulas semanais

Do 1º ao 4º ano, as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências são ministradas por um professor polivalente.

No 5º ano, o trabalho é dividido entre duas professoras: uma para Língua Portuguesa, História e Geografia e outra para Matemática e Ciências.

As aulas de Educação Ambiental, Educação Física, Inglês, Arte e Música são conduzidas por professores especialistas.

Aulas de estudo orientado são oferecidas aos alunos que necessitam de mais tempo e de novas propostas ajustadas ao seu ritmo de aprendizagem; são organizadas de forma a proporcionar-lhes os meios necessários à conquista de sua autonomia intelectual.

X